quinta-feira, 25 de outubro de 2007

DONA LÍCIA: MURIAEENSE CHEGA AOS 108 ANOS


Esta é dona Lícia Maria da Silveira, 108 anos de idade, moradora do bairro União em Muriaé. Nascida em 1899, dona Lícia pode ser a muriaeense mais velha da região. Dentro de casa ela anda lentamente porque enxerga pouco e gosta de uma boa conversa, apesar da audição prejudicada pela idade. Sem pressa para não atropelar a história da vida, quando está rodeada dos amigos e familiares lembra de cenas ocorridas a quase oito décadas atrás, como o dia de seu casamento: “Fui a cavalo, depois a pé, no terreiro tinha uma grande festa. Depois do casamento, teve doces e muita fartura”, disse.
A filha Nelsina Silveira, cozinheira, diz que a longevidade da mãe se deve ao alimento sadio que teve ao longo de sua vida e agora o carinho e o amor da família recarregam a energia da mãe.

Mais de 10 mil passaram dos 100

Viver tanto assim é privilégio de poucos, hoje a expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos. Mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou o aumento da longevidade dos brasileiros durante a contagem da população realizada em 5.435 cidades de até 170 mil habitantes, foram encontradas a surpreendente marca de mais de 10 mil pessoas acima de 100 anos de idade, apenas nos municípios pesquisados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns dona Lícia por estar entre os 10 mil brasileiros que passaram dos 100 anos de idade. Isso é mesmo motivo de orgulho. Parabéns ao amigo Silvan Alves por mais esta notícia interessante.