sexta-feira, 16 de novembro de 2007

CAMARA ITINERANTE: LEGISLATIVO QUER SE APROXIMAR DA POPULAÇÃO


A Câmara Municipal de Muriaé aprovou o projeto Câmara Itinerante. Um dos objetivos desta proposta é promover debates no município e fortalecer o papel do Legislativo junto às comunidades. Uma forma de se aproximar da população.
A proposta desse novo modelo de reunião, de autoria do vereador Evil Mendonça (foto), estava em tramitação na casa desde junho. Precisou passar por Emendas para se adequar às normas, mas no final foi votada por unanimidade.
Uma das Emendas que precisava ser implantada é a questão de oficializar o uso da palavra por um líder comunitário, alguém escolhido pela comunidade. Tal representante precisa ser agendado na Secretaria da Câmara com antecedência, para que seja autorizado pela Mesa Diretora do Poder Legislativo a fazer uso da palavra.
O roteiro a ser seguido ainda será estudado pelo presidente da Câmara, Pastor Wilson Reis, assim que o Projeto de Resolução for promulgado. A principal idéia é visitar os distritos, favorecendo as pessoas que residem em áreas distantes da sede do município e que tem muita dificuldade de chegar a cidade e participar das reuniões que acontecem nas noites de segundas-feiras.
Para os vereadores a proposta é muito importante, pois a reunião pode ser uma forma de coletar informações sobre as dificuldades e necessidades que os distritos e bairros têm e, através de Indicações, Representações e Requerimentos, almejar melhorias para as localidades.

Nota do autor do BLOG: Acho excelente a proposta, parabéns ao vereador Evil Mendonça. O povo precisa ter mais voz, que por sua vez, precisa também ser mais interessado e participativo nas questões que envolvem seu município. O que se espera também é que os líderes tenham oportunidade de falar em nome das comunidades sem serem censurados. Em Muriaé quando alguém se arrisca e vai a Câmara Municipal acompanhar uma reunião, vê comportamentos um tanto estranhos de alguns vereadores que adoram ficar atacando um ao outro com assuntos pessoais, deixando o convidado perdido em meio a tanta falta de respeito e educação. O projeto Câmara Itinerante precisa também contar com o apoio da população para que ocorra com segurança, respeitabilidade e consequentemente produza bons frutos.

Nenhum comentário: