domingo, 9 de dezembro de 2007

PLACAS ERRADAS: IRRESPONSABILIDADE, DESCASO E PERIGO


BR-116, Km 719. Trecho no sentido a Leopoldina-MG, proximidades do distrito de Bom Jesus, 15 Km de Muriaé. Neste endereço uma enorme erosão já engoliu o acostamento e a pista de rolamento da rodovia que é considerada uma das mais importantes, perigosas e movimentadas do país. Carretas pesadas, só uma de cada vez. Mas o que se percebe no local é o perigo constante, devido à velocidade alta por falta de informação ou placas que melhor adverte.
Na foto, depois que fomos informados por autoridades especialistas e experientes no trânsito, mas não precisava, até um leigo tem a obrigação de observar isso, flagramos um erro grotesco. A placa que indica o estreitamento de pista a frente está invertida, a erosão está do lado esquerdo, no sentido a Laranjal (foto) e não do lado direito como aponta. E o pior, os 500 metros à frente, não passam de 150 passos, que foram medidos por mim. No sentido a Muriaé a placa indica corretamente o defeito na pista à direita, mas a distância de 700 metros, não deve passar muito dos 250. Erros que podem representar perigo aos usuários da rodovia.
Em outro trecho da rodovia, agora no Km 678, sentido a Miradouro-MG, pouco depois do antigo Posto Franco, uma gigante erosão com mais de 30 metros de profundidade, estreitou a pista e provocou depressões, o que vem colocando em risco a vida de motoristas desavisados. A alta velocidade não combina com o local. Segundo alguns caminhoneiros, quem não conhece o trecho, corre risco, porque a sinalização existente não é eficaz. No dia 17 de novembro às 22h30 a Polícia Rodoviária Federal registrou dois acidentes no local. No primeiro, foi vítima fatal, o jovem muriaeense, Duarte Clemente Oliveira, 21 anos. Ele transitava de moto e morreu depois que bateu em uma placa de sinalização. No segundo acidente, aconteceu praticamente na mesma hora, quando o colega da vítima fatal, também um motociclista caiu dentro da erosão, sofrendo ferimentos.
Em Leopoldina, representantes do Denit – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, não podem informar se há alguma previsão de obra para eliminar essas erosões que a cada dia engole mais as pistas desses trechos da BR-116.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Silvan pelo excelente trabalho de reportagem. Você aproveitou bem as aulas da Faminas.