sexta-feira, 18 de julho de 2008

FANTASMA DA REELEIÇÃO ASSOMBRA A HISTÓRIA POLÍTICA DE MURIAÉ NOS ÚLTIMOS 70 ANOS

Prefeitos nos últimos 54 anos: 1.Dante Bruno 2.Hélio Araújo 3. João Braz 4. Candinho de Castro 5. Paulo Fraga 6. Carlos Fernando. 7. João Braz 8. Hamilton Marinho 10. Paulo Carvalho 11. Cristiano Canêdo 12. Paulo Carvalho 13.Odilon Carvalho. No Centro o atual prefeito, José Braz..
Primeiro, de volta aos últimos 54 anos. Na ocasião, Dante Bruno, era prefeito de Muriaé, e foi substituído pelo seu adversário, Antônio Soares Canêdo e voltou em 1959. Era como mandava a tradição política de Muriaé que não repetia no PODER, o mesmo partido. Depois de Dante, veio seu adversário, Helio Araújo que foi derrotado por João Braz, que foi derrotado por Candinho de Castro, que por sua vez foi derrotado por Paulo Fraga, isso em 1973. E assim segue a tradição política muriaeense. Paulo Fraga governou o município de 1973/1976. Daí por diante, o que se viu foi a continuação. O fantasma da não repetição de partidos no poder municipal. Veio novamente, João Braz (1977/1982); Hamilton Marinho (1979/1981); Paulo Carvalho (1983/1988); Cristiano Canêdo (1989/1992); Paulo Carvalho (1993/1996); Carlos Fernando Costa (1997/2000); Odilon Carvalho (2001/2004) (já com direito a reeleição) e por último, José Braz (2005/2008). Nos últimos 75 anos, foi quando Muriaé passou a ter oficialmente o cargo de prefeito (antes o município era governado pelo presidente da Câmara), apenas João Braz, Paulo Carvalho e Dante Bruno, conseguiram dois mandados, mesmo assim não seguidos um do outro. Fotos: Fundarte, Arquivo do Museu.

7 comentários:

Unknown disse...

Uai, Silvan, na montagem das fotos dos ultimos prefeitos de Muriaé, o número 02 é o Dr. Hélio Araújo e não o Dr. Hélio Tostes, como diz o texto.

Unknown disse...

56 mil acessos, tá bombando, hein, Silvan!!!

Fernando disse...

Silvan, não entendi nada do texto. Talvez seja porque esteja há muito tempo fora da cidade. Onde está o "fantasma"????

Unknown disse...

Silvan,

É bom lembrar, talvez você não saiba disso, que dois prefeitos daquela lista são vices que assumiram para o prefeito desincompatibilisar. São eles o Candinho de Castro e o Hamilton Marinho, coincidentemente vices do João Braz, porém em épocas diferentes. Só depois da nova constituição, em 1988, os cargos majoritários puderam ter reeleição, antes disso, o prefeito tinha que desincompatibilisar, ou seja, abandonar o cargo seis meses antes para poder concorrer novamente. Eu acho que é isso que o Fernando quis dizer.
É bom lembrar também que houve um mandato de dois anos, entre 71 e 72, e dois mandatos de 6, um entre 77 e 82 e outro entre 83 e 88.
Um abraço.
Carlos Peres
camperes@ig.com.br

Silvan Alves - Muriaé (MG) disse...

Parabéns Carlos Péres pela excelente participação, aula mesmo, e pelo esclarecimento de coisas que eu não sabia. Fernando o que eu quis dizer também é que pelo menos nos últimos 25 anos, do prefeito Paulo Carvalho até agora, o que se viu é a não repetição de um mesmo partido ou mesmo a reeleição. E de acordo com um ex-prefeito de Muriaé, nunca na história política de Muriaé houve a repetição de um mesmo partido no poder. Um fantasma ronda a historia politica ou mesmo uma tradição forte.

Anônimo disse...

Silvan,
O que voce quis dizer é: Nunca na história de Muriaé um prefeito EM GESTÃO se reelegeu. Assim fica mais fácil para alguns entenderem o contexto. reeleição aconteceu, porém nunca com o mesmo prefeito administrando Muriaé. Percebi que algumas pessoas não entenderam a sua frase: "fantasma da reeleição assombra a história política de Muriaé nos últimos 70 anos". Só para esclarecer,ok?

Unknown disse...

Parabéns pelos esclarecimentos.Me ajudou a completar o trabalho escolar de minha filha sobre a história de nossa cidade,a linda e maravilhosa Muriaé.