O juiz eleitoral da Comarca de Muriaé, Dr. Sérgio Murilo Pacelli, conduziu na noite de ontem às 20h, no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina, O Dia da Audiência Pública, a exemplo de todo o Brasil, uma forma de estreitar o relacionamento entre a comunidade e o poder judiciário. O evento foi uma iniciativa da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros e dos Tribunais Regionais de Justiça, em Minas, o TJMG. Uma forma de esclarecer as principais dúvidas da população, principalmente no ano eleitoral.
Na tarde de terça-feira, Dr. Sérgio Murilo Pacelli recebeu em seu gabinete, a reportagem da TV Atividade e os coordenadores de Direito e Extensão da Faminas, Júlio César e Mário Fernando, respectivamente. O objetivo é firmar um convênio com a faculdade no sentido de reforçar o quadro de mesários para a próxima eleição de 5 de outubro. O projeto surgiu das coordenações e foi bem recebido pelo juiz que elogiou a Faminas pela relação Faculdade/Comunidade, bem como os acadêmicos, a quem ele os considera áptos a participar e colaborar com a Justiça Eleitoral, dando mais eficiência e lisura ao processo. De acordo com a Coordenação de Extensão, o acadêmico interessado pode procurar o setor, e a participação será revertida em horas complementares, uma forma de incentivo. Ainda no seu gabinete, o Dr. Sérgio Murilo Pacelli falou sobre a divulgação de Pesquisa Eleitoral, e que um jornal da cidade, está sendo processado por divulgar uma pesquisa de forma irregular no final de semana. Um vereador, que também é candidato, entrou com uma representação contra a ação do jornal, o que foi acatado pela Justiça Eleitoral.
- Houve um equívoco, o jornal publicou uma pesquisa, indicando percentuais e não uma enquete. Forneci inclusive para o jornal a cópia da Resoluução 22.623 que trata desse tema. As providências estão sendo tomadas para tal situação não mais acontecer, até porque isso prejudica os outros candidatos, provocando um desiquilíbrio. Além de ferir o principio da isonomia, da igualdde entre os candidatos - disse Dr. Sérgio Murilo Pacelli.
2 comentários:
Silvan, porque em muriaé não se pode divulgar as pesquisas eleitorais? Visto que em outras cidades essas pesquisas são divulgadas inclusive pela rede globo!
Ou o problema não é a divulgação em si, e sim por ser necessário uma autorização prévia!
E porque ninguém consegue essa autorização?
São coisas que eu me pergunto...
Acho pausivel a atitude do jornal fazer uma enquete e divulgar o resultado, afinal jornal é para informar ao leitor. Afinal será que estamos ainda no tempo dos coroneis, do voto de cabresto. Ora se o candidato não saiu bem na fita é um sinal para mudar de estratégia, ou não????
Postar um comentário